Image Map

Busca

segunda-feira, 31 de maio de 2010

DDA TEM MAIS DE 3,7 MILHÕES DE CADASTROS NO BRASIL

O DDA- Débito direto autorizado entrou em vigor em 19 de outubro de 2009, foi um projeto elaborado pela rede bancária sob coordenação da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), com a intenção de facilitar o dia-a-dia das empresas, clientes e usuários segundo a instituição.

A entidade anunciou que em um pouco mais de seis meses de seu lançamento, o DDA já tem mais de 3,7 milhões de cadastros no Brasil. Para Walter de Faria, diretor adjunto da FEBRABAN o número apresentado superou todas as expectativas, foram mais de 92 milhões de boletos eletrônicos inseridos no sistema, tanto de pessoas físicas como jurídicas. As estatísticas não foram maiores porque 40% do volume de cobranças, como boletos de condomínios, clubes e de impostos municipais, estaduais e federais, ainda não fazem parte do sistema.

Ambiente Hi-tech: O que é e como funciona o DDA?
Walter de Faria: O DDA é um sistema que visa substituir o documento físico de cobrança por informações eletrônicas. O seu funcionamento parte do princípio que o pagador deve se cadastrar pelos canais de seu banco como sacado eletrônico e a partir desse momento passar a receber as informações das cobranças que têm contra ele.

AH: Quais seriam as vantagens do novo sistema para os pagadores?
WF:
As vantagens seriam maior segurança, fim do extravio e adulteração dos documentos, todas as informações em um único local, melhor controle de fluxo de caixa e possibilidade de escolher a melhor data para a liquidação de sua dívida até o vencimento.

AH: Existe alguma desvantagem?
WF:
A única desvantagem que vemos é que neste primeiro momento o novo sistema não está chegando às pessoas físicas, pois a maioria das cobranças voltadas para esse segmento ainda não foi inserida. Em torno de 90% dos 92 milhões de boletos no sistema são dirigidos para pessoas jurídicas.

AH: Qual o impacto para o meio ambiente?
WF:
Redução do consumo de árvores, em torno de 374 mil/ano quando implementado em sua totalidade, um bilhão de litros de água e 46 bilhões de kW/h de energia elétrica, como também redução na emissão de gás carbônico quando da fabricação do papel.

AH: Uma vez que o sistema bancário brasileiro é considerado o mais avançado tecnologicamente no mundo, o DDA possuí algo parecido internacionalmente?
WF:
Não, o sistema de cobrança só existe no Brasil e em vista disto o DDA é único no mundo. Em novembro de 2009 o sistema foi apresentado em um Congresso Internacional em Miami, despertando grande interesse de vários países, inclusive com a visita à FEBRABAN de uma delegação de bancos do Uruguai para conhecer detalhadamente. Em recentes reuniões em vários países, como por exemplo, Peru, Venezuela, Colômbia, Equador, Guatemala o mesmo teve boa receptividade inclusive com bancos in- formando que já possuem áreas se dedicando ao seu estudo.

AH: Como não existe documento físico, como fica o comprovante de pagamento?
WF:
Com relação ao comprovante de pagamento funciona da mesma forma como hoje, ou seja, após o pagamento o cliente poderá imprimir o comprovante ou salvá-lo em seu computador para eventual futura utilização.

AH: De que forma o cliente pagador ficará sabendo da existência de um boleto no sistema?
WF:
Os bancos por meio de seus canais de comunicação com seus clientes informarão da existência de boletos contra eles no sistema. A comunicação poderá ser realizada por e-mail, mensagens de torpedo pelo celular, mensagens nos caixas eletrônicos e quando do acesso a internet banking.

AH: Quais os próximos passos do DDA?
WF: A FEBRABAN está iniciando os estudos para inclusão das contas de concessionárias de serviços públicos, que está embrionária e sem prazo para a sua implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário