Image Map

Busca

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CONVENÇÃO DO CLIMA PODE SER CHEFIADA POR SUL-AFRICANO

O ministro do Turismo da África do Sul, Marthinus van Schalkwyk, é o candidato favorito à vaga de Yvo de Boer à frente da Convenção do Clima da ONU, afirmaram fontes com conhecimento do processo de seleção.

A corrida se dá entre representantes de países emergentes, refletindo o poder de fogo que essas nações conquistaram na conferência de Copenhague, em dezembro último.
O holandês De Boer renunciou em fevereiro, decepcionado com o fiasco da conferência, e deixa o cargo em junho.

Um comitê de seleção elaborou uma lista final com os nomes de Van Schalkwyk e da diplomata costarriquense Christiana Figueres, segundo uma fonte, acrescentando que o sul-africano tem o apoio de países chave, como o Brasil. A decisão está nas mãos do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

"O argumento positivo é que ele é um ministro, então pode falar com ministros, e foi governador de um Estado, então entende de gerenciamento. Você precisa de um político para falar com políticos", afirmou uma fonte.

Van Schalkwyk foi premiê da Província de Western Cape de 2002 a 2004. Figueres é membro do comitê de negociação climática da Costa Rica desde 1995. Seu pai, José Figueres, foi presidente do país por três vezes.

Extraído:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u731307.shtml


Equipe Ambiente Hi-tech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário