Image Map

Busca

domingo, 9 de maio de 2010

Consciência Ambiental

O consumo sustentável é um tema que está sendo discutido. Estamos falando de um consumo além da compra. Falamos do consumo dos nossos recursos naturais, tal como a água, energia e outros. Não existe uma conscientização mundial sobre esses temas. Para se ter noção da precariedade da situação, no ano 2000 existiam pessoas sem o mínimo de saneamento básico e que nos países pobres uma em cada cinco crianças morrem antes dos 5 anos de idade por doenças relacionadas a água, segundo informações do Fórum Social Mundial, que ocorreu no Rio Grande do Sul em 2003.

A falta de informação leva ao consumo insustentável e desenfreado. A imprensa noticia fatos pertinentes a escândalos, ou afins, mas, esquece de falar de situações que estão acontecendo agora, que fazem parte do que vivemos e, por si só, já é de extrema importância.

Um pensador que também analisa a questão do consumo desenfreado foi Nietzsche com o estudo sobre a “Vontade de Poder”. As pessoas exercem duas vontades, mesmo que elas não estejam conscientes de quais são suas verdadeiras necessidades, elas querem. Os indivíduos querem consumir e por isso não se atentam as consequências que isso pode trazer daqui a alguns anos. Seja o consumo dos recursos naturais como o consumo de bens, todos eles representam uma alienação, quando não possuem um sentido real; pois os recursos disponíveis para a satisfação humana são limitados, enquanto que a necessidade por eles é cada vez mais frequente e ilimitada, como já previa a teoria de Malthus.

“A noção de sustentabilidade parte do pressuposto que para que uma sociedade progrida e que tenha crescimento econômico estável, é preciso dar atenção a fatores que possam afetar esta estabilidade no futuro. A questão que se põe é por que estes fatores já não são normalmente levados em consideração nas decisões individuais do dia-a-dia.” (Yousol, 2008)

De acordo com o questionamento apontado por Nietzsche, também percebemos que nessa questão, cabe o posicionamento de Michel Foucault presente em sua obra A ordem do discurso. Foucault afirma que os discursos presentes na sociedade, por vezes, se excluem. Ou seja, são práticas descontínuas.

Quanto às preocupações ambientais de hoje em dia, uma das maiores é a destinação adequada do lixo domiciliar, produzido diariamente pela população urbana em quantidades crescentes, preocupação esta vinculada à preservação ambiental.

O paulistano gera 1,2 Kg de lixo domiciliar, contra 2 Kg do americano e 2,8 Kg do japonês. O Brasil é campeão na reciclagem de papelão e de latas de alumínio e 300 mil catadores vivem do lixo com uma renda mensal de R$ 500,00.

Equipe Ambiente Hi-tech.

Nenhum comentário:

Postar um comentário