Image Map

Busca

domingo, 9 de maio de 2010

"Ecodesenvolvimento"

Maurice Strong desenvolveu o conceito de ‘ecodesenvolvimento’ em 1973, para definir termos alternativos de política de desenvolvimento. Em 1993, Ignacy Sachs, cria cinco dimensões do ecodesenvolvimento que são: sustentabilidade social, econômica, ecológica, espacial e cultural. E propõe uma nova proposta de ações que possibilitem uma melhoria tanto na qualidade de vida como também na preservação ambiental, ou seja, o ecodesenvolvimento seria uma forma de resposta as necessidades de harmonizar os processos ambientais e socioeconômicos, buscando inverter a tendência autodestrutiva dos processos de desenvolvimento e seu abuso contra a natureza.

No final da década de 80, os ambientalistas brasileiros assumem uma postura multissetorial, exercendo grande influência sobre as agências estatais de meio ambiente, poder legislativo, comunidade científica e o empresariado. É importante ressaltar que ao longo dos anos, surgiram vários movimentos com o intuito de tentar amenizar os impactos ambientais, e que não prejudicasse o crescimento econômico. Depois se criou o conceito de desenvolvimento sustentável, que seria a redefinição das relações entre sociedade e natureza, que está relacionada com a exploração dos recursos naturais.

Os problemas ambientais vêm aumentando muito no decorrer dos anos, e hoje muito desses problemas é de conhecimento público devido aos impactos ambientais no contexto urbano metropolitano brasileiro como: aumento das enchentes e poluição do ar, prejudicando a saúde da população. A melhor maneira para tentar diminuir os impactos no meio ambiente seria incrementar os meios de comunicação e o acesso à informação para a população.

“É importante chamar a atenção para a necessidade de se pensar na comunicação em tempo real. Não é mais possível deixar uma resposta para amanhã. Nosso público, a sociedade, a opinião pública vai querer a resposta agora. (...) Com isso, nossa era transforma-se em era do conhecimento.” (Margarida Kunsch)

Hoje existem algumas cooperativas de reciclagem que devem ser valorizadas dentro da sociedade, pois apesar de desenvolverem um trabalho de limpeza de pequena escala, esse tipo de iniciativa acaba não só gerando benefício econômico, como também ambiental e social, ou seja, quanto mais conhecimento a população tiver sobre o assunto, maior será sua capacidade para tentar ajudar ou colaborar com ações preventivas.

Equipe Ambiente Hi-tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário