Image Map

Busca

domingo, 9 de maio de 2010

A batalha para se aderir à sustentabilidade:

Quando o ambientalismo passa a ser denominado desenvolvimento sustentável, ele adquire um caráter de slogan, e começa a circular por outros segmentos vinculados as ideologias ambientalistas. Ainda não se tinha uma definição concreta para esse tema, o que permite sua apropriação por vários segmentos com variadas orientações político-ideológicas, que vão de governo até empresários. E por uma questão de prudência quanto a modismos, essa discussão sobre sustentabilidade não tem grande desenvolvimento no meio acadêmico.

A própria idéia básica de crescimento econômico compatível com a preservação da natureza é passível de ser exposta a severas críticas dada a realidade da história econômica mundial. Desde a Conferência de Estocolmo, em 1972, ficou claro que a preocupação dos organismos internacionais quanto ao meio ambiente era a de produzir uma estratégia de gestão desse ambiente, em escala mundial, que atendesse a sua preservação dentro de um projeto desenvolvimentista.

Segundo Ribeiro (1992) existem várias faces do desenvolvimento exposto como noção, ideologia, utopia. O desenvolvimento é algo que esta em constante transformação devido às reformulações da vida política, econômica, social e cultural. Passou por várias categorias: industriais, socialistas, capitalistas, comunitárias e hoje se apresenta como desenvolvimento sustentável. O Iluminismo, com seus ideais de liberdade, justiça e igualdade, contribuiu para que a idéia de desenvolvimento se difundisse.

O ambientalismo, além de ser uma ideologia/utopia em crescente expansão e ter tornado obrigatórias palavras como ecologia no léxico de planejadores e políticos, vinha se traduzindo em impactos econômicos palpáveis. Conseqüentemente, o ambientalismo tornou-se um aspecto importante a ser considerado no planejamento de desenvolvimento em escala global. O processo de aprendizado mútuo empreendido por ambientalistas e empresários está conduzindo a uma compreensão muito importante da situação ecológica no planeta. O resultado tem sido considerado o maior progresso até o presente momento na interação entre homem e natureza: o conceito de Desenvolvimento Sustentável.

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu para enfrentar a crise ecológica, levando em consideração dois fatores importantes nesse processo: crescimento econômico e crítica ambientalista ao modo de vida contemporâneo.

“A crise ecológica também é uma crise dos valores humanos, da ética em todas as dimensões, e traz à tona novos pensamentos, novos conflitos, novas possibilidades, novas soluções e novos comportamentos diante do planeta.” (Azevedo, G.C apud Celso, P. C., 2006)

Equipe Ambiente Hi-tech

Nenhum comentário:

Postar um comentário