Image Map

Busca

domingo, 18 de abril de 2010

Construções Sustentáveis

Falamos de um tema que é cada vez mais comentado, SUSTENTABILIDADE, e agora estamos diante da era das Construções Sustentáveis.




Equipe Ambiente Hi-tech

Você sabe o que é DDA?


Fique por dentro do que é DDA, saiba das suas facilidades, como usá-lo e quais são os seus benefícios para o meio ambiente.



Equipe Ambiente Hi-tech

sábado, 17 de abril de 2010

Curiosidade

Foto: Todos os direitos reservado ao site Arco Web http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/edo-rocha-espacos-corporativos-edificio-sede-da-18-12-2003.html


O edifício sede do Serasa, localizado na zona sul de São Paulo, é considerado exemplo em sustentabilidade ambiental pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O prédio é construído todo em alumínio e vidro, além de preservar no jardim árvores de mais de cinqüenta anos.

Além disso, várias outras ações fazem com que o Serasa esteja, durante os vinte últimos anos, entre as empresas modelos em sustentabilidade pelo Guia Exame. Entre as ações adotadas pelo grupo estão: incentivo à reciclagem de materiais e de papéis; manutenção da qualidade do ar e de áreas verdes e o tratamento de esgoto do prédio.

Essa consciência também tem influenciado o mercado financeiro, que passou a adotar o conceito de finanças sustentáveis nas suas estratégias de negócios.



Equipe do Ambiente Hi-tech.

Amazônia

A devastação da Amazônia já é uma questão a muito tempo discutida. O desmatamento naquela região está apenas começando, ainda está em pé 80% da floresta e as grandes áreas devastadas se concentram nas regiões tradicionalmente ocupadas como por exemplo a foz do amazonas e nas estradas construídas nas últimas décadas.

A destruição das espécies em larga escala e a deterioração generalizada de ecossistemas é o processo mais importante de nossa época e terá consequências mais profundas que qualquer mudança tecnológica ou cultural que a humanidade possa estar vivendo.

O monitoramento da Amazônia tornou-se uma prioridade dos órgão estaduais do meio ambiente e do IBAMA. Na década de 70, o governo brasileiro investiu em sistemas de radar e de sensoriamento remoto. O PRODES é o sistema de detecção de desmatamento da Amazônia Legal e é utilizado para o planejamento de ações a longo prazo. Já o DETER é um sistema avançado de detecção de desmatamento quase em tempo real, cujos dados são repassados ao IBAMA de 15 em 15 dias desde 2004. As informações fornecidas servem à produção de relatórios indicativos de novas áreas desmatadas para o Centro de Monitoramento Ambiental. Possibilitando a atuação rápida da fiscalização do Ibama.

O grande desafio é convencer a população de que a Amazônia deve ser protegida a todo o custo. Se pensarmos do ângulo financeiro, à grosso modo, a manutenção da floresta renderia uma série de beneficios entre eles: somente para não fazer nada, apenas guardando o carbono que está na mata para amenizar o efeito estufa, o Brasil poderia ganhar de 2 a 5 bilhões de dólares por ano.

Por isso tantas ações de projetos de preservação envolve a floresta amazônica é uma questão de conscientização ambiental que deve sempre ser pautada.

Equipe do Ambiente Hi-tech.

Objetivo


foto: divulgação da web

Quando falamos de crescimento não podemos esquecer que as cidades de grande e médio porte estão em constante evolução, acarretando no aumento de dejetos lançados no meio ambiente, consequentemente: poluição do ar, acúmulo de lixos jogados em rios e córregos e vários outros tipos de declínio ambiental. Hoje o nosso meio ambiente esta em situação deplorável e a mídia vem tornando este assunto freqüente e adotando a política sustentável.
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

Equipe do Ambiente Hi-tech.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Residências Auto-sustentáveis

Nunca antes se debateu tanto sobre o meio ambiente e sustentabilidade. As graves alterações climáticas, as crises no fornecimento de água devido a falta de chuva e da destruição dos mananciais e a constatação clara e cristalina de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir. Essa discussão hoje também faz parte do ramo da construção civil. Para uma residência ser sustentável ela deve ser economicamente viável para o seu morador, permitindo que sua manutenção tenha um custo baixo e que pela existência dos itens de sustentabilidade o preço de revenda seja maior que um imóvel convencional.

A maioria dos novos empreendimentos estão sendo oferecidos ao consumidor com a alcunhe se serem construções corretas, sustentáveis para o meio ambiente e e economicas para o morador. Em 2009 foi anunciado pelo Governo Federal que até o ano de 2010 (último do Presidente Lula no governo) se pretendia construir 1 milhão de casa populares, com a incorporação de alguns recursos sutentáveis, como sistemas de aquecimento solar e captação da água de chuva para uso doméstico.

Segundo especialistas da área de construção civil, o custo de uma obra ecologicamente correta é de 10% a 15% maior do que uma construção convencional, porém, com o tempo, os custos são compensador e retornam para o consumidor em forma de economia.

Equipe do Ambiente Hi-tech.

Notícias

Recentemente, o setor produtivo da Construção Civil, assinou junto com o Governo do Estado de São Paulo o Protocolo Ambiental da Construção Civil e Desenvolvimento Urbano, que visa adotar ações destinadas a consolidar o desenvolvimento sustentável do setor.

Para minimizar, ou até reverter essa situação, é necessário o desenvolvimento de projetos e de novas tecnologias Há uma preocupação hoje de se utilizar materiais ecologicamente e também de descartar corretamente a grande quantidade de resíduos fabricados nesse processo.

O uso sustentável da madeira, áreas contaminadas, conservação e reuso da água e educação ambiental são apenas alguns dos pontos abordados para essa conscientização.

Equipe do Ambiente Hi-tech.

Bem-vindo ao Hi-tech

O “Ambiente Hi-tech” valoriza o bom gosto de seu público – formado por pessoas influentes, formadoras de opinião, com poder cultural, dinâmicas e inteligentes. O nosso blog pretende levar a todos os interessados a pensar e agir de uma forma ecologicamente correta. Através de nossas matérias e reportagens, queremos mostrar que é possível viver de maneira sustentável, sem abrir mão do conforto e do desfrute das facilidades que a tecnologia oferece.

Seja bem-vindo! Fique com a gente!

Equipe do Ambiente Hi-tech.